Juventude, Comunicação e mudança social: negociação, navegação e narração da vida de jovens em uma realidade glocal

Autores/as

  • Thomas Tufte

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i2.592

Palabras clave:

Comunicação e juventude. Mídias cidadãs. Globalização.

Resumen

A partir de duas reflexões essenciais - uma sobre o legado latinoamericano no campo da Comunicação e mudança social; outra sobre juventude e Comunicação, apresentando três correntes de pesquisa e também três desafios para o campo da Comunicação e juventude - apresentamos dois exemplos da Tanzania: um relacionado com a musica e o outro com edu-entretenimento feito por uma ONG. O objetivo é refletir sobre os limites da globalização, que por um lado cria expectativas de bem-estar, mas que entra em conflito com a realidade vivida por muitos jovens, além de mostrar a juventude como novo agente social que está vivendo mudanças de época sem precedentes.

Biografía del autor/a

Thomas Tufte

Professor em Comunicacão na Universidade de Roskilde, Dinamarca. Master em sociologia de culturas (1989) e PhD em estudos de mídia da Universidade e Copenhagen (1995). Coordena o projeto de pesquisa "Mídia, empoderamento e democracia na Africa Oriental". Tambem é co-diretor da recomm - uma plataforma transnacional de pesquisa sobre Comunicacão e mudanca glocal (http://orecomm.net).

Publicado

22-11-2010

Cómo citar

TUFTE, T. Juventude, Comunicação e mudança social: negociação, navegação e narração da vida de jovens em uma realidade glocal. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 33, n. 2, p. Pag. 51, 2010. DOI: 10.1590/rbcc.v33i2.592. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/592. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos