Comunicação e imaginário - uma proposta mitodológica

Autores

  • Ana Taís Martins Portanova Barros

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i2.596

Palavras-chave:

Comunicação. Pesquisa. Real. Imaginário. Mitodologia.

Resumo

A relação com o real é discussão estratégica no campo da Comunicação. Dada a importância cada vez mais reconhecida do imaginário na construção de realidades, este artigo propõe uma metodologia de estudo de imagens simbólicas específica para a Comunicação, área na qual o imaginário, apesar de não ser ignorado, não é estudado empiricamente. Recenseiam-se as questões lexicais e heurísticas ligadas ao termo imaginário, bem como algumas noções-chave provenientes dos Estudos do Imaginário, a saber a de imaginação material, sincronicidade, arquétipo, illud tempus e mito. Busca-se na Teoria Geral do Imaginário de Gilbert Durand a mitodologia como proposta para a pesquisa em Comunicação, exemplificando sua aplicação.

Biografia do Autor

Ana Taís Martins Portanova Barros

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA/USP, professora da área de Fotografia do Departamento de Comunicação da UFRGS. Atualmente, desenvolve a pesquisa "O estado da arte da pesquisa em fotografia no Brasil: imaginários, ciência, senso comum". Fundadora e coordenadora do grupo de pesquisa do CNPq Imaginalis - Grupo de Pesquisa sobre Comunicação e Imaginário. Autora de Sob o nome de real: imaginários no jornalismo e no cotidiano (Armazém Digital, 2008).

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Publicado

22-11-2010

Como Citar

BARROS, A. T. M. P. Comunicação e imaginário - uma proposta mitodológica. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 33, n. 2, p. Pag. 125, 2010. DOI: 10.1590/rbcc.v33i2.596. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/596. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos