Jornalismo de variedades: cartografia de uma especialidade da imprensa

Autores

  • Francisco de Assis

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v34i1.640

Palavras-chave:

Jornalismo de variedades. Jornalismo especializado. Teoria do jornalismo. Cultura. Entretenimento.

Resumo

O artigo traça um panorama histórico e evolutivo dos referenciais existentes a respeito do jornalismo de variedades, tencionando ideias e aproximando os posicionamentos que mais se achegam à realidade do mercado. Seu principal objetivo é mais bem conceituar essa prática jornalística, que tem ganhado considerável espaço em jornais e em revistas, mas que ainda carece de balizamento teórico. A metodologia adotada resume-se à pesquisa bibliográfica. Com especial atenção ao cenário brasileiro, o texto revela as transformações provocadas na imprensa, desde o século 19, que culminaram na atual concepção que se pode ter do jornalismo de variedades: uma especialidade que se ocupa da cobertura sobre cultura e entretenimento, com enfoque nas opções de lazer que estão à disposição do público-leitor.

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Publicado

17-06-2011

Como Citar

DE ASSIS, F. Jornalismo de variedades: cartografia de uma especialidade da imprensa. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 34, n. 1, 2011. DOI: 10.1590/rbcc.v34i1.640. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/640. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos