Media Reception Theory: Emerging Perspectivies

Autores/as

  • Robert A. White Intercom

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v16i1.800

Palabras clave:

teroria da recepção, meio, metodologia de pesquisa, construção de significado

Resumen

A teoria da recepção se desenvolveu muito nos anos recentes com a tradição dos estudos culturais da pesquisa de meio e reflete os debates e as diferentes escolas de pensamento desta tradição. Porém, é comum a todas as abordagens a premissa de que os usos do meio e seus efeitos devem ser interpretados em termos das construções subjetivas de significado alocado no meio ou do significado que é desenvolvido em resposta ao meio. A metodologia de pesquisa típica, que trabalha visando teorias interpretativas de recepção, é alguma forma de "etnografia de audiência", que demanda que o pesquisador reconstrua o significado do meio a partir do ponto de vista do sujeito. 

Publicado

06-06-2012

Cómo citar

WHITE, R. A. Media Reception Theory: Emerging Perspectivies. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 16, n. 1, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v16i1.800. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/800. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos