Indústria Cultural, Jornalismo, Jornalistas

Autores

  • José Marques de Melo Intercom

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v14i65.1320

Resumo

O estudo divide-se em duas partes. A parte inicial define Jornalismo, e estabelece-lhe as fronteiras, enquanto processo social no seio da indústria cultural, reconhecendo nessa atividade um duplo papel: o de alimentadora dos processos de interação social e o de agente ativo na vida da sociedade, devido à sua capacidade de intervenção no curso dos acontecimentos. Na segunda parte, o autor analisa a profissão de Jornalista nesse contexto, bem como a sua evolução, em especial no Brasil, acabando por propor uma revisão na legislação que atualmente regulamenta a profissão no país.

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Como Citar

MARQUES DE MELO, J. Indústria Cultural, Jornalismo, Jornalistas. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 14, n. 65, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v14i65.1320. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1320. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos