Sistemas, fluxos e abstrações: a Comunicação sob o "˜long zoom' de Steven Johnson

Autores

  • Diego Franco Gonçales

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v36i2.1782

Palavras-chave:

Epistemologia da Comunicação. Teorias da Comunicação. Steven Johnson. Long zoom. Cibernética.

Resumo

Steven Johnson, apesar de ser referência na pesquisa sobre Comunicação Digital, aborda essa temática apenas de maneira tangencial na maior parte da sua produção bibliográfica: os livros de Johnson são, ao mesmo tempo, exemplos e defesas de uma proposta epistemológica que integra pensamento sistêmico e abordagem interdisciplinar à qual ele chama long zoom. Esse artigo, por meio de uma revisão bibliográfica da obra de Johnson, tem como objetivo analisar a aplicação do long zoom na crítica da Comunicação de Massa, concluindo que, nessa perspectiva, ela emerge como um fenômeno cujo impacto social é mais bem compreendido se: a) abordado via abstração ao molde da Cibernética; b) focando-se nos modelos de fluxo de informação; e c) entendido como manifestação particular de fenômenos gerais.

Biografia do Autor

Diego Franco Gonçales

Professor mestre nos cursos de Rádio, TV e Internet; Relações Públicas; Publicidade e Propaganda e Produção Multimídia da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de São Paulo. São Bernardo do Campo–SP, Brasil.

Downloads

Publicado

12-12-2013

Como Citar

GONÇALES, D. F. Sistemas, fluxos e abstrações: a Comunicação sob o "˜long zoom’ de Steven Johnson. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 36, n. 2, 2013. DOI: 10.1590/rbcc.v36i2.1782. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/1782. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos