Da "˜desdemocratização' da Europa: democracia, media e corrupção política

Autores

  • Isabel Ferin Cunha Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Centro de Investigação. Coimbra - Portugal

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v38i1.2204

Palavras-chave:

Crise Europeia (2008). Democracia. Análise dos media. Corrupção. Jornalismo.

Resumo

Nesta comunicação, pretendemos traçar um quadro das mudanças operadas nas sociedades europeias e do papel desempenhado pelos media na chamada desdemocratização, onde a questão da corrupção política tem ganho grande visibilidade sobretudo nos países do Sul da Europa. Os media mainstream têm desempenhado um papel crucial, principalmente nos países do Sul, repetindo à exaustão o discurso dominante da inevitabilidade das “medidas” e da responsabilidade individual no colapso dos países. Neste processo, a corrupção política emerge como fenômeno nacional dentro de padrões globalizados (JOHNSTON, 2005), monitorizada por órgãos internacionais de prevenção, bem como por instituições nacionais. A metodologia utilizada centra-se na revisão documental e bibliográfica, bem como na análise de discurso (VAN DIJK, 2008; 2012) e de conteúdo (CUNHA, 2012). A conclusão aponta para o papel dos media mainstream na construção da imagem de “falência” das democracias nacionais, a partir da visibilidade e tratamento conferido ao issue corrupção, assim como na “conformação” dos cidadãos europeus à inevitabilidade das políticas de “austeridade” seguidas.

Biografia do Autor

Isabel Ferin Cunha, Universidade de Coimbra, Faculdade de Letras, Centro de Investigação. Coimbra - Portugal

É licenciada em História pela Faculdade de Letras de Lisboa. Mestre e Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo, Brasil, e pós-doutorada pelo CNRS em Paris. É professora Associada com Agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e pesquisadora Principal do Centro de Investigação Media e Jornalismo (CIMJ), além de coordenadora do Projeto  FCT/Portugal “Jornalistic Coverage of Political Corruption: a
comparative perspective”. FCT, PTDC/IVC-COM/5244/2012. É autora dos livros Análise dos Media (Imprensa da  Universidade de Coimbra, 2012), Comunicação e culturas do quotidiano (Quimera, 2010), entre outros.

Publicado

14-05-2015

Como Citar

CUNHA, I. F. Da "˜desdemocratização’ da Europa: democracia, media e corrupção política. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 38, n. 1, 2015. DOI: 10.1590/rbcc.v38i1.2204. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2204. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos