Corpo político, implicação, representação: um estudo do blog de Reinaldo Azevedo sobre o caso black bloc
Palavras-chave:
Biopolítica, Biopoder, Media Digital, Dispositivo de Análise, Análise de ConteúdoResumo
O texto apresenta elementos teóricos e conceituais que buscam compreender uma dimensão da estrutura do poder atual evidenciada pela insurgência de formas sociais que visam novas composições. Em um segundo momento, observa a importância dos dispositivos de representação (em especial os media) na constituição de discursos que intensificam ou desaceleram tais formas sociais. Então, é realizada uma análise de conteúdo no blog do Reinaldo Azevedo (veja.com) tanto para organizar os enunciados do texto a partir de suas regularidades como para observar as operações discursivas na representação de protestos black bloc, até então pouco conhecidos pelo público brasileiro. O texto conclui que o discurso do blog obstrui o advento de um corpo social.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.