Participação política online e offline nas eleições presidenciais de 2014 em Salvador
Palavras-chave:
Democracia digital. Internet. Comportamento político. Participação política. Eleições presidenciais.Resumo
Este estudo investiga a influência das variáveis sociodemográficas (sexo, idade e escolaridade), renda familiar, atitudes políticas (engajamento cívico e preferência partidária) e o uso de plataformas digitais de mídias sociais na participação política online e offline dos eleitores de Salvador durante as eleições presidenciais de 2014. Os resultados da análise estatística multinomial comprovaram que o engajamento através de mídias sociais foi determinante para a participação política online e offline. Por outro lado, o nível de escolaridade superior foi decisivo para a web-participação. As análises multivariadas também confirmaram a Hipótese de Reforço (DI GENNARO; DUTTON, 2006; NORRIS, 2001), demonstrando que os eleitores mais engajados na participação convencional usaram as tecnologias digitais para reforçar sua atividade participativa. Os dados usados neste estudo foram obtidos através de uma pesquisa domiciliar realizada em janeiro de 2015, em Salvador, para investigar o uso das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) no processo decisório eleitoral.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.