Cinco estratégias de participação política do movimento de democratização da mídia na Nova República

Autores

  • Theófilo Machado Rodrigues UFRJ
  • Marina Schneider

Palavras-chave:

Regulação da mídia, Movimentos sociais, Conferência Nacional de Comunicação, Participação política, Constituição de 1988

Resumo

O presente artigo analisa as estratégias de participação política do movimento social pela democratização da mídia ao longo da Nova República no Brasil. A hipótese apresentada é a de que ao menos cinco estratégias fizeram parte do discurso do movimento nesse período. Em um primeiro momento, a tentativa de influenciar a Constituinte de 1987-88. Em seguida, a institucionalização da agenda através da criação do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, FNDC, em 1991. Em terceiro lugar, a realização da Conferência Nacional de Comunicação, Confecom, em 2009. Como quarta estratégia, a organização de veículos de comunicação próprios, em particular na internet. Por fim, a mobilização em torno do Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Mídia Democrática, em 2013. O artigo argumenta que cada uma dessas estratégias decorreu dos constrangimentos e oportunidades impostos pela conjuntura política.

Biografia do Autor

Theófilo Machado Rodrigues, UFRJ

Professor Substituto do Departamento de Ciência Política da UFRJ. Mestre em ciência política pela UFF e doutor em ciências sociais pela PUC-Rio.

Marina Schneider

Jornalista, graduada em comunicação social pela PUC-Rio e mestre em ciências sociais pela PUC-Rio.

Publicado

04-12-2020

Como Citar

RODRIGUES, T. M.; SCHNEIDER, M. Cinco estratégias de participação política do movimento de democratização da mídia na Nova República. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2854. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos