Narrativas políticas em disputa no Twitter: a (des)construção da imagem pública de Lula no contexto da crise política brasileira de 2016
Palavras-chave:
Lula, Imagem pública, Impeachment, Crise política, TwitterResumo
O presente artigo investiga como se deu o processo de (des)construção da imagem pública de Lula, ex-presidente do Brasil, durante a crise política brasileira de 2016, ocorrida em decorrência do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT). Para tanto, foi analisada a circulação de narrativas no Twitter que mencionavam a palavra-chave "Lula" e que foram publicadas em quatro contextos ocorridos naquele ano, quais sejam: as manifestações sociais a favor do impeachment que se deram em 13 de março; os protestos sociais contra o impedimento ocorridas em 18 de março, as votações do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, em 17 de abril, e no Senado Federal, em 12 de maio. Entre os principais resultados, ressaltamos o embate narrativo observado a partir de intensa disputa pelo sentido do termo "golpe", que foi utilizado tanto em relatos desconstrutivos quanto construtivos relacionados à imagem pública de Lula.Downloads
Publicado
02-12-2019
Como Citar
PASSOS, M. R. dos; PIRES, T. M. de C. C. Narrativas políticas em disputa no Twitter: a (des)construção da imagem pública de Lula no contexto da crise política brasileira de 2016. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2858. Acesso em: 28 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos