Narrativas políticas em disputa no Twitter: a (des)construção da imagem pública de Lula no contexto da crise política brasileira de 2016

Autores

  • Mariana Rezende dos Passos Universidade de São Paulo
  • Teresinha Maria de Carvalho Cruz Pires Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Lula, Imagem pública, Impeachment, Crise política, Twitter

Resumo

O presente artigo investiga como se deu o processo de (des)construção da imagem pública de Lula, ex-presidente do Brasil, durante a crise política brasileira de 2016, ocorrida em decorrência do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT). Para tanto, foi analisada a circulação de narrativas no Twitter que mencionavam a palavra-chave "Lula" e que foram publicadas em quatro contextos ocorridos naquele ano, quais sejam: as manifestações sociais a favor do impeachment que se deram em 13 de março; os protestos sociais contra o impedimento ocorridas em 18 de março, as votações do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, em 17 de abril, e no Senado Federal, em 12 de maio. Entre os principais resultados, ressaltamos o embate narrativo observado a partir de intensa disputa pelo sentido do termo "golpe", que foi utilizado tanto em relatos desconstrutivos quanto construtivos relacionados à imagem pública de Lula.

Biografia do Autor

Mariana Rezende dos Passos, Universidade de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2017), mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2012) e bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2010). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa “Grupo de Estudo de Novas Narrativas†(GENN). Possui formação complementar (extensão universitária) em "Democracia digital" e "Comportamento eleitoral e opinião pública" pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Teresinha Maria de Carvalho Cruz Pires, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Mestre em Sociologia e Bacharel em Comunicação Social, habilitação Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunto IV do Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Publicado

02-12-2019

Como Citar

PASSOS, M. R. dos; PIRES, T. M. de C. C. Narrativas políticas em disputa no Twitter: a (des)construção da imagem pública de Lula no contexto da crise política brasileira de 2016. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2858. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos