Mídia, comunidade e a pedagogia da mudança social
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v43i3.3778Palavras-chave:
Comunicação, Mídia, Consumo, Comunidade, PedagogiaResumo
Nesta entrevista, Vicki Mayer fala sobre a possibilidade de mudança social através de práticas pedagógicas associadas à mídia. Para ela, um dos caminhos para a superação da precariedade enfrentada pelas comunidades latino-americanas em relação ao acesso às tecnologias digitais de comunicação começa nas universidades públicas, através da implementação de um circuito pedagógico que construa informação e as devolva à comunidade, pois de acordo com ela as tecnologias só são verdadeiramente populares quando consumidas em um processo coletivo. Por esta razão, ela ressalta que o processo de construção de um projeto colaborativo, a exemplo do Medianola, é mais importante que o produto final em si.Â
Lançando luz a noções como pedagogia participativa, comunicação participativa, mídia comunitária, mídia de Movimentos Sociais, ideologia e hegemonia, Vicki Mayer nos traz, ao longo desta entrevista, apontamentos para pensarmos as potencialidades da comunicação diante da atual onda fundamentalista que marca a conjuntura sociopolítica tanto dos Estados Unidos quanto do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.