Modelo para Análise da Comunicação Interna (MACIn)
proposta de instrumento visual para pesquisas qualitativas
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442023116ptPalavras-chave:
Comunicação Organizacional, Comunicação Interna, Pesquisa Qualitativa, Grupo Focal, Modelo VisualResumo
Neste artigo, propomos um modelo de instrumento visual que permite analisar a comunicação no âmbito interno das organizações, chamado Modelo para Análise da Comunicação Interna (MACIn), composto por seis quadrantes, dos quais cinco são ancorados na literatura, e concebido para auxiliar no diagnóstico da comunicação interna e na condução de grupos focais, sejam eles com finalidade científica ou gerencial. O MACIn reúne o modelo canvas, a técnica de grupo focal e o assunto comunicação interna em um só instrumento e permite levantar informações e promover discussões em torno de temas como os objetivos organizacionais, a percepção sobre a comunicação interna, os canais utilizados, os fluxos e acesso a informações e a comunicação dos líderes. Entre as contribuições observadas após a validação do modelo, destacamos a agilidade que oferece ao processo de coleta dos dados e a possibilidade de entrevistar diferentes grupos mantendo a mesma abordagem, o que permite análises comparativas posteriores.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Francine Lucatelli, Hans Peder Behling, Carlos Marcelo Ardigó
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.