Direita e Esquerda
Os dissensos no debate sobre as cotas universitárias nas revistas Carta Capital e Veja
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442024113ptPalavras-chave:
Cotas Universitárias. Ideologia. Carta Capital. Veja. Representações SociaisResumo
Este estudo teve como objetivo identificar e compreender as representações sociais de cotas universitárias veiculadas nas revistas Carta Capital e Veja, no período de 2008 a 2017. Ao todo, foram analisados 199 textos, que demonstraram que o viés ideológico atuou como um metassistema para a promoção de dissensos na compreensão do objeto investigado. Comparativamente, observou-se uma perspectiva positiva nas representações sociais de Carta Capital, que estiveram embasadas na noção de equidade e igualdade social, e um viés negativo nos textos de Veja, que abordaram as cotas universitárias como uma medida partidária, injusta e não meritocrática. A pesquisa assumiu contorno expolatório-descritivo, e empregou análises com suporte do software Iramuteq e da abordagem societal das representações sociais.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Elisa Fabris de Oliveira, Mariana Bonomo, Edinete Maria Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.