Experiências de Educadores Ensinando Jornalismo Literário no Brasil
Um Estudo Comparativo com a Comunidade Internacional
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442024115ptPalavras-chave:
Ensino do jornalismo literário; Educadores; Pesquisa em Jornalismo Literário; Brasil; Habilidades transferíveis.Resumo
Desde 2011, o ensino do jornalismo literário em todo o mundo tem sido investigado anualmente por meio de pesquisas com educadores da área (LEWIS; HANC, 2018). A partir de 2018, este estudo de longo prazo destacou as diferenças, semelhanças, contribuições e desafios deste campo de estudos no Brasil. O objetivo deste artigo é comparar os achados brasileiros em contraste com os de uma comunidade internacional que inclui vinte países em cinco continentes. Esses resultados podem ajudar a entender como o ensino do jornalismo literário contribui para que os alunos aprendam e desenvolvam habilidades transferíveis (NEELY; LEWIS, 2020), e para futuras linhas de investigação, de forma que a disciplina de jornalismo literário continue seu caminho de coalescência e alcance seu potencial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Monica Martinez e Mitzi Lewis
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.