Página inicial do YouTube
Sentidos de brasilidades configurados pela plataforma
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442024106Palavras-chave:
página inicial; YouTube; brasilidades; imaginários; audiovisualResumo
O artigo propõe uma reflexão sobre as formas através dos quais sentidos de identidade nacional são configurados nos limites das interfaces do YouTube – particularmente, identidades brasileiras. Para tanto, analisamos a página inicial da plataforma, os seus algoritmos, as suas configurações e a sua interface gráfica do usuário através da metodologia das molduras (KILPP, 2003). A dissecação desses territórios nos permite desconstruir os sentidos dados ao Brasil, aos brasileiros e a certas brasilidades próprias desta mídia e a perceber alguns dos imaginários convocados para construir esses sentidos. O texto dá especial atenção à página inicial porque a compreende como um espaço central para perceber as montagens da plataforma e as dinâmicas da tecnocultura contemporânea da qual emerge.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jardel Orlandin, Sonia Montaño
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.