“#EssaContaNãoÉMinha”
ATIVISMO ONLINE E ENGAJAMENTO NAS REDES SOCIAIS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442024109Palavras-chave:
Ativismo online; Engajamento; Mobilização; Redes sociais digitais; Sustentabilidade.Resumo
Este trabalho busca compreender melhor sobre a produção de sentidos no contexto do ativismo online. A partir de uma investigação de natureza qualitativa, interpretativa e exploratória, procurou-se examinar o percurso da campanha ativista “Cedae, essa conta não é minha”, da organização Meu Rio, no contexto da crise de abastecimento de água à população metropolitana do Rio de Janeiro, no início de 2020. O estudo analisa estratégias diferenciadas de mobilização e engajamento nas redes sociais digitais e interpreta a interpretação de sujeitos, a partir de uma teia de interações à procura de significados. A investigação dá-se sob a égide de uma categoria interpretativa maior que é a sustentabilidade, à medida que as transformações que se deseja ver no mundo dependem de ações que envolvem mobilização social pela mudança. O ativismo revela-se, assim, como uma atividade emergente e fundamental para o desenho e a capilarização das práticas de comunicação em desenvolvimento sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Thaís Martins da Costa Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.