Adequação do ensino na formação de jornalistas
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v25i1.443Palavras-chave:
formação de jornalistas, ensino de jornalismo, BrasilResumo
Resumo O objetivo deste trabalho é analisar o ensino de jornalismo com enfoque nas suas falhas e sugerir soluções para sua melhoria. Para isso, são conectadas as partes que constituem o sistema de formação de profissionais de jornalismo - constituição dos cursos, currículos, professores, jornalistas formados, pós-graduação e mercado de trabalho -, visando a percepção das interações entre estas partes. Palavras-chave: formação de jornalistas, ensino de jornalismo, Brasil. Resumen Este trabajo tiene por objeto analizar la enseíñanza de periodismo, focalizando sus fallas y apuntando soluciones para mejorarla. Para eso se relacionan las partes que constituyen el sistema de formación de profesionales de periodismo, configuración de los cursos, currículos, profesores, periodistas graduados, post grado y mercado de trabajo, con el objetivo de comprender las interacciones entre estas partes. Palabras-clave: formación de periodistas, enseíñanza de periodismo, Brasil. Abstract This paper aims at analyzing journalism education, focusing on its shortcomings and suggesting solutions for its improvement. To achieve such goal, the course constitution, curricula, the faculty, formally trained journalists, the graduate school, and the job market (all constituent parts of the educational system), are put together with the purpose of observing the interactions among these parts. Keywords: journalist training, journalism education, Brazil.Downloads
Publicado
23-03-2006
Como Citar
SCHUCH, H. A. Adequação do ensino na formação de jornalistas. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 25, n. 1, 2006. DOI: 10.1590/rbcc.v25i1.443. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/443. Acesso em: 3 jul. 2024.
Edição
Seção
Artigos