Adequação do ensino na formação de jornalistas

Autores

  • Hélio Ademar Schuch Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v25i1.443

Palavras-chave:

formação de jornalistas, ensino de jornalismo, Brasil

Resumo

Resumo O objetivo deste trabalho é analisar o ensino de jornalismo com enfoque nas suas falhas e sugerir soluções para sua melhoria. Para isso, são conectadas as partes que constituem o sistema de formação de profissionais de jornalismo - constituição dos cursos, currículos, professores, jornalistas formados, pós-graduação e mercado de trabalho -, visando a percepção das interações entre estas partes. Palavras-chave: formação de jornalistas, ensino de jornalismo, Brasil. Resumen Este trabajo tiene por objeto analizar la enseíñanza de periodismo, focalizando sus fallas y apuntando soluciones para mejorarla. Para eso se relacionan las partes que constituyen el sistema de formación de profesionales de periodismo, configuración de los cursos, currículos, profesores, periodistas graduados, post grado y mercado de trabajo, con el objetivo de comprender las interacciones entre estas partes. Palabras-clave: formación de periodistas, enseíñanza de periodismo, Brasil. Abstract This paper aims at analyzing journalism education, focusing on its shortcomings and suggesting solutions for its improvement. To achieve such goal, the course constitution, curricula, the faculty, formally trained journalists, the graduate school, and the job market (all constituent parts of the educational system), are put together with the purpose of observing the interactions among these parts. Keywords: journalist training, journalism education, Brazil.

Biografia do Autor

Hélio Ademar Schuch, Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor em Ciências pela USP (concentração em Jornalismo e Editoração), professor do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

23-03-2006

Como Citar

SCHUCH, H. A. Adequação do ensino na formação de jornalistas. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 25, n. 1, 2006. DOI: 10.1590/rbcc.v25i1.443. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/443. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos