Espaços da Comunicação: a atualidade da Comissão Internacional para o Estudo dos Problemas da Comunicação

Autores

  • Sonia Virgínia Moreira

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i2.590

Palavras-chave:

Fluxos da Informação. Comunicação Internacional. Organizações Internacionais

Resumo

Caso fosse possível marcar sobre um mapa-múndi o movimento gerado pelas trocas internacionais de informação, emergiria da atual profusão de fluxos a imagem de um mundo sem fronteiras. Para a comunicação, isto não significa que todos falem o mesmo idioma, tenham o mesmo grau de acesso à informação ou condições semelhantes de mídia. Na heterogeneidade de espaços e circunstâncias evolui a Comunicação Internacional: à mútua influência, ao alcance indefinido e à apropriação facilitada contrapõem-se dilemas e problemas, dentre os quais o equilíbrio no fluxo das informações. Para abordar tais questões, este artigo recupera textos preparados por especialistas e pela assessoria técnica da Unesco para a Comissão Internacional para o Estudo dos Problemas da Comunicação, a maioria datada de 1978-1979.

Biografia do Autor

Sonia Virgínia Moreira

Professora adjunta da Faculdade de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde integra o corpo docente do Departamento de Jornalismo e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Pesquisadora sênior de dois projetos internacionais de investigação científica - Worlds of Journalism Project (Universidade de Munique) e International Media Concentration Research Project (Universidade de Columbia, NY). Lidera o Grupo de Pesquisa do CNPq "Geografias da Comunicação" e coordena na Intercom GP com o mesmo nome. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, nível 2

Downloads

Publicado

22-11-2010

Como Citar

MOREIRA, S. V. Espaços da Comunicação: a atualidade da Comissão Internacional para o Estudo dos Problemas da Comunicação. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 33, n. 2, p. Pag. 17, 2010. DOI: 10.1590/rbcc.v33i2.590. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/590. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos