Imprensa e estado no Brasil: da subvenção ao condomínio

Autores

  • Alberto R. Cavalcanti Intercom

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v18i1.881

Palavras-chave:

comunicação comparada, economia da comunicação, história da imprensa, imprensa brasileira

Resumo

O trabalho discute um aspecto da economia de uma das manifestações típicas da indústria cultural, analisando a participação do Estado no equacionamento financeiro da sobrevivência da empresa jornalística. A abordagem é feita pela porta de entrada da recapitulação da história do relacionamento entre Imprensa e Estado no Brasil e explora, subsidiariamente, a falta de paralelismo com a história da imprensa norte-americana. O objetivo do estudo é trazer à memória alguns fatos, sem pretensão de fazer uma análise exaustiva. A abordagem histórica conduz ao detalhamento de etapas recentes dessa evolução e introduz uma tentativa de interpretação de fenômenos atuais. A principal vertente teórica instrumentalizada para compreensão dos fenômenos recapitulados é a dependência.

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Como Citar

CAVALCANTI, A. R. Imprensa e estado no Brasil: da subvenção ao condomínio. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 18, n. 1, 2012. DOI: 10.1590/rbcc.v18i1.881. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/881. Acesso em: 5 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos