Análise cultural-midiática como protocolo teórico-metodológico de pesquisas em comunicação

Authors

  • Lauren Santos Steffen UFSM
  • Mariana Nogueira Henriques UFSM
  • Flavi Ferreira Lisboa Filho UFSM

Abstract

O objetivo deste artigo é explorar as características e potencialidades da análise cultural-midiática como protocolo teórico-metodológico de pesquisas em comunicação. Para isso, recorremos aos Estudos Culturais, em especial à análise cultural, para demonstrar possíveis apropriações de estudos de comunicação. Elucidamos com aplicações e testagens metodológicas em dissertações de mestrado, as quais encontraram neste protocolo uma possibilidade de exercer pesquisas com profundidade crítica e densidade contextual. Como contribuição, este trabalho se propõe a apresentar um conceito para a análise cultural-midiática a fim de que tal metodologia se torne ainda mais acessível e contribua para qualificar o processo investigativo na área da comunicação.

Author Biographies

  • Lauren Santos Steffen, UFSM
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM.
  • Mariana Nogueira Henriques, UFSM
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM.
  • Flavi Ferreira Lisboa Filho, UFSM
    Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM.

Published

2020-12-04

Issue

Section

Articles

How to Cite

Análise cultural-midiática como protocolo teórico-metodológico de pesquisas em comunicação. Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences, São Paulo, v. 43, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3146. Acesso em: 25 nov. 2025.