A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com Lévinas

Authors

Keywords:

Ética, Comunicação, Alteridade

Abstract

O estudo da Ética é relativamente comum nas pesquisas em Comunicação. No entanto, as abordagens geralmente se voltam para questões práticas e profissionais, delineando argumentos a partir de teorias normativas ou deontológicas. Este texto propõe, a partir da ética da alteridade em Lévinas, que o conceito de comunicação possui aspectos éticos, na medida de seu necessário direcionamento a outrem, tendo como pressuposto a abertura e a possibilidade de acolhimento da alteridade. Essa proposição é trabalhada em três eixos, de acordo com três condições principais para a ética da comunicação enquanto: (a) abertura e hospitalidade; (b) responsabilidade infinita diante do outro; (c) proximidade e interpelação do rosto como ponto inicial da comunicação. O objetivo não é propor outra "Ética da Comunicação", mas entender a Comunicação enquanto ação ética.

Author Biographies

  • Luís Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero
    Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP, professor do PPG em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.
  • Ângela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação Social da UFMG.

Published

2019-12-02

Issue

Section

Articles

How to Cite

A comunicação como ética da alteridade: pensando o conceito com Lévinas. Intercom - Brazilian Journal of Communication Sciences, São Paulo, v. 42, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3450. Acesso em: 25 nov. 2025.