Jornalismo, Democracia e Educação: algumas reflexões sobre o Jornalismo Cívico
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v35i2.1443Palabras clave:
Jornalismo Cívico. Democracia. Educação. John Dewey. Práticas Jornalísticas.Resumen
O artigo discute aspectos do movimento conhecido como Jornalismo Cívico a partir das transformações históricas pelas quais passa a prática jornalística. Enfatiza as relações estabelecidas entre as práticas jornalísticas e a democracia, de modo a demonstrar os papeis assumidos pelo Jornalismo em sociedades democráticas, e as articula metodologicamente às proposições de John Dewey sobre educação e vida pública, de modo que os jornalistas não apenas escrevam sobre práticas democráticas, mas pratiquem em seu ambiente de trabalho e eduquem seus leitores para a cidadania. Como conclusão, apresenta duas propostas para investigações posterioresem Jornalismo Cívico: adoção de novos definidores primários e desenvolvimento de enquadramentos em consonância com a agenda dos públicos.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.