<b>Blogosfera, espaço público e campo jornalístico: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2006</b>

Autores/as

  • César Ricardo Siqueira Bolaño
  • Valério Cruz Brittos

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i1.155

Palabras clave:

Economia Política da Comunicação. Jornalismo online. Políticas de comunicação. Processos midiáticos. Audiovisual.

Resumen

O artigo estuda o papel do blog jornalístico no espaço público, detendo-se no caso da eleição presidencial brasileira de 2006. A partir do enfoque teóricometodológico da Economia Política da Comunicação (EPC), numa perspectiva ampla, objetiva-se demonstrar como, na blogosfera, foi formado um ambiente para circulação de informações em sentido diferenciado do fluxo da grande mídia. À luz da revisão bibliográfica, analisa-se um conjunto de blogs que abordaram a eleição para presidente da República, constatando que a blogosfera configurouse como um pólo de reação à campanha da mídia hegemônica, de manipulação da cobertura eleitoral. Sem superestimar o poder dos blogs - inseridos que estão num meio, a Internet, cada vez mais demarcado pela lógica dos capitais e, além o mais, integrantes de um sistema envolvido pelo capitalismo -, conclui-se que se trata de uma força capaz de pautar as indústrias culturais tradicionais.

Publicado

23-04-2010

Cómo citar

BOLAÑO, C. R. S.; BRITTOS, V. C. <b>Blogosfera, espaço público e campo jornalístico: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2006</b>. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 33, n. 1, p. Pag. 237, 2010. DOI: 10.1590/rbcc.v33i1.155. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/155. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos