<b>Blogosfera, espaço público e campo jornalístico: o caso das eleições presidenciais brasileiras de 2006</b>
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v33i1.155Palavras-chave:
Economia Política da Comunicação. Jornalismo online. Políticas de comunicação. Processos midiáticos. Audiovisual.Resumo
O artigo estuda o papel do blog jornalístico no espaço público, detendo-se no caso da eleição presidencial brasileira de 2006. A partir do enfoque teóricometodológico da Economia Política da Comunicação (EPC), numa perspectiva ampla, objetiva-se demonstrar como, na blogosfera, foi formado um ambiente para circulação de informações em sentido diferenciado do fluxo da grande mídia. À luz da revisão bibliográfica, analisa-se um conjunto de blogs que abordaram a eleição para presidente da República, constatando que a blogosfera configurouse como um pólo de reação à campanha da mídia hegemônica, de manipulação da cobertura eleitoral. Sem superestimar o poder dos blogs - inseridos que estão num meio, a Internet, cada vez mais demarcado pela lógica dos capitais e, além o mais, integrantes de um sistema envolvido pelo capitalismo -, conclui-se que se trata de uma força capaz de pautar as indústrias culturais tradicionais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.