Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório

Autores/as

  • José Marques de Melo Universidade Metodista de São Paulo
  • Francisco de Assis Centro Universitário Fiam-Faam, Escola de Comunicação, Mestrado Profissional em Jornalismo. São Paulo-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i1.2354

Palabras clave:

Teoria do Jornalismo. Jornalismo brasileiro. Gêneros jornalísticos. Formatos

Resumen

Em meio a divergências conceituais acerca das classes de matérias produzidas regularmente pela imprensa, o texto objetiva propor um modelo classificatório para melhor entendimento da questão, arraigado em perspectiva comunicacional e atento aos rituais peculiares ao Jornalismo. Com base em pesquisa bibliográfica, tomada como recurso metodológico, e considerando o resultado de investigações empíricas realizadas, sistematicamente, durante vários anos, defende-se, aqui, que as mensagens jornalísticas devam ser compreendidas a partir de sua subdivisão em dois estágios: os gêneros e os formatos a eles submetidos. Sinalizando esses particulares, busca-se organizar os parâmetros que norteiam uma das classificações mais adotadas no Brasil, evitando apreciações distorcidas.

Biografía del autor/a

José Marques de Melo, Universidade Metodista de São Paulo

Universidade Metodista de São Paulo, Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Cátedra Unesco/Metodista de  Comunicação para o Desenvolvimento Regional. São Bernardo do Campo-SP, Brasil

 

Francisco de Assis, Centro Universitário Fiam-Faam, Escola de Comunicação, Mestrado Profissional em Jornalismo. São Paulo-SP, Brasil

Centro Universitário Fiam-Faam, Escola de Comunicação, Mestrado

 

 

Profissional em Jornalismo. São Paulo-SP, Brasil)

Publicado

07-04-2016

Cómo citar

MELO, J. M. de; ASSIS, F. de. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 1, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i1.2354. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2354. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos