Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório

Autores

  • José Marques de Melo Universidade Metodista de São Paulo
  • Francisco de Assis Centro Universitário Fiam-Faam, Escola de Comunicação, Mestrado Profissional em Jornalismo. São Paulo-SP, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.1590/rbcc.v39i1.2354

Palavras-chave:

Teoria do Jornalismo. Jornalismo brasileiro. Gêneros jornalísticos. Formatos

Resumo

Em meio a divergências conceituais acerca das classes de matérias produzidas regularmente pela imprensa, o texto objetiva propor um modelo classificatório para melhor entendimento da questão, arraigado em perspectiva comunicacional e atento aos rituais peculiares ao Jornalismo. Com base em pesquisa bibliográfica, tomada como recurso metodológico, e considerando o resultado de investigações empíricas realizadas, sistematicamente, durante vários anos, defende-se, aqui, que as mensagens jornalísticas devam ser compreendidas a partir de sua subdivisão em dois estágios: os gêneros e os formatos a eles submetidos. Sinalizando esses particulares, busca-se organizar os parâmetros que norteiam uma das classificações mais adotadas no Brasil, evitando apreciações distorcidas.

Biografia do Autor

José Marques de Melo, Universidade Metodista de São Paulo

Universidade Metodista de São Paulo, Escola de Comunicação, Educação e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social. Cátedra Unesco/Metodista de  Comunicação para o Desenvolvimento Regional. São Bernardo do Campo-SP, Brasil

 

Francisco de Assis, Centro Universitário Fiam-Faam, Escola de Comunicação, Mestrado Profissional em Jornalismo. São Paulo-SP, Brasil

Centro Universitário Fiam-Faam, Escola de Comunicação, Mestrado

 

 

Profissional em Jornalismo. São Paulo-SP, Brasil)

Publicado

07-04-2016

Como Citar

MELO, J. M. de; ASSIS, F. de. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 39, n. 1, 2016. DOI: 10.1590/rbcc.v39i1.2354. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2354. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos