Lendo "The People's Choice" no seu 70º aniversário: do "líder de opinião" aos "influenciadores digitais"

Autores/as

  • Luis Mauro Sá Martino Faculdade Cásper Líbero

Palabras clave:

Teoria da Comunicação, Fluxo em Duas Etapas, Epistemologia, Lazarsfeld

Resumen

Este texto delineia alguns aspectos da obra de Lazarsfeld, Berelson e Gaudet "The People Ìs Choice", publicada em 1948. O objetivo eÌ discutir a atualidade de alguns conceitos-chave da obra, sobretudo as noções de "liÌder de opinião", "in ueÌ‚ncia pessoal" e " uxo em duas etapas" no contexto das discussões correntes sobre Epistemologia da Comunicação. A contextualização da obra em seu pano de fundo histoÌrico e epistemoloÌgico permite observar pelo menos treÌ‚s aspectos: (1) a validade contemporaÌ‚nea da noção de "in ueÌ‚ncia" como categoria analiÌtica; (2) o lugar das redes sociais na formação da opinião; e (3) a ideia de "liÌder de opinião" ou "in uenciador" no uxo de opiniões da sociedade. Esses elementos são discutidos a partir da apropriação do livro nas Teorias da Comunicação.

Biografía del autor/a

Luis Mauro Sá Martino, Faculdade Cásper Líbero

Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Professor do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero.

Publicado

17-01-2019

Cómo citar

MARTINO, L. M. S. Lendo "The People’s Choice" no seu 70º aniversário: do "líder de opinião" aos "influenciadores digitais". Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 41, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3034. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos