Lendo "The People's Choice" no seu 70º aniversário: do "líder de opinião" aos "influenciadores digitais"
Palavras-chave:
Teoria da Comunicação, Fluxo em Duas Etapas, Epistemologia, LazarsfeldResumo
Este texto delineia alguns aspectos da obra de Lazarsfeld, Berelson e Gaudet "The People Ìs Choice", publicada em 1948. O objetivo eÌ discutir a atualidade de alguns conceitos-chave da obra, sobretudo as noções de "liÌder de opinião", "in ueÌ‚ncia pessoal" e " uxo em duas etapas" no contexto das discussões correntes sobre Epistemologia da Comunicação. A contextualização da obra em seu pano de fundo histoÌrico e epistemoloÌgico permite observar pelo menos treÌ‚s aspectos: (1) a validade contemporaÌ‚nea da noção de "in ueÌ‚ncia" como categoria analiÌtica; (2) o lugar das redes sociais na formação da opinião; e (3) a ideia de "liÌder de opinião" ou "in uenciador" no uxo de opiniões da sociedade. Esses elementos são discutidos a partir da apropriação do livro nas Teorias da Comunicação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.