Práticas comunicativas, mídias e tecnologias: estudos cruzados entre Brasil e Angola

Autores/as

  • Flávia de Almeida Moura Universidade Federal do Maranhão
  • Ed Wilson Ferreira Araújo Universidade Federal do Maranhão

Palabras clave:

Práticas Comunicativas. Estudos Culturais. Tecnologia. Brasil. Angola

Resumen

Apresentamos neste artigo pontos de comparação entre situações estudadas no estado do Maranhão, Brasil, e em três províncias do Sul de Angola: Huambo, Huíla e Benguela. Em ambos os casos, identificamos a coexistência de práticas comunicativas arcaicas, tradicionais e também a utilização de novas tecnologias, como o caso do uso da internet e das redes sociais digitais. Para a análise e interpretação dos casos, utilizamos o arcabouço teórico e metodológico proposto por autores dos estudos culturais, como Raymond Williams (2016) e Stuart Hall (2013) e a representante brasileira, Ana Carolina Escosteguy (2019), além de John B. Thompson (2013) e de Néstor García Canclini (2008). Percebemos, a partir dos casos analisados, que as relações entre tradição e modernidade e de tempo e espaço, por exemplo, são apropriadas pelos sujeitos visando dar conta de suas práticas cotidianas, que podem ou não ser pautadas pela lógica das mídias.

Biografía del autor/a

Flávia de Almeida Moura, Universidade Federal do Maranhão

Jornalista, mestre em Ciências Sociais e doutora em Comunicação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação/Mestrado Profissional e do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), email: flaviaalmeidamoura29@gmail.com. Autora dos livros Escravos da precisão: economia familiar e estratégias de sobrevivência de trabalhadores rurais em Codó (MA) (EDUFMA, 2009) e Trabalho escravo e mídia: olhares de trabalhadores rurais maranhenses (EDUFMA, 2016).

Ed Wilson Ferreira Araújo, Universidade Federal do Maranhão

Jornalista, mestre em Educação e Doutor em Comunicação pela PUC-RS. Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil. É autor do livro Rádios comunitárias no Maranhão: história, avanços e contradições na luta pela democratização da comunicação(EDUFMA, 2011).

 

Publicado

19-03-2021

Cómo citar

MOURA, F. de A.; ARAÚJO, E. W. F. Práticas comunicativas, mídias e tecnologias: estudos cruzados entre Brasil e Angola. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3420. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos