Práticas comunicativas, mídias e tecnologias: estudos cruzados entre Brasil e Angola

Autores

  • Flávia de Almeida Moura Universidade Federal do Maranhão
  • Ed Wilson Ferreira Araújo Universidade Federal do Maranhão

Palavras-chave:

Práticas Comunicativas. Estudos Culturais. Tecnologia. Brasil. Angola

Resumo

Apresentamos neste artigo pontos de comparação entre situações estudadas no estado do Maranhão, Brasil, e em três províncias do Sul de Angola: Huambo, Huíla e Benguela. Em ambos os casos, identificamos a coexistência de práticas comunicativas arcaicas, tradicionais e também a utilização de novas tecnologias, como o caso do uso da internet e das redes sociais digitais. Para a análise e interpretação dos casos, utilizamos o arcabouço teórico e metodológico proposto por autores dos estudos culturais, como Raymond Williams (2016) e Stuart Hall (2013) e a representante brasileira, Ana Carolina Escosteguy (2019), além de John B. Thompson (2013) e de Néstor García Canclini (2008). Percebemos, a partir dos casos analisados, que as relações entre tradição e modernidade e de tempo e espaço, por exemplo, são apropriadas pelos sujeitos visando dar conta de suas práticas cotidianas, que podem ou não ser pautadas pela lógica das mídias.

Biografia do Autor

Flávia de Almeida Moura, Universidade Federal do Maranhão

Jornalista, mestre em Ciências Sociais e doutora em Comunicação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação/Mestrado Profissional e do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), email: flaviaalmeidamoura29@gmail.com. Autora dos livros Escravos da precisão: economia familiar e estratégias de sobrevivência de trabalhadores rurais em Codó (MA) (EDUFMA, 2009) e Trabalho escravo e mídia: olhares de trabalhadores rurais maranhenses (EDUFMA, 2016).

Ed Wilson Ferreira Araújo, Universidade Federal do Maranhão

Jornalista, mestre em Educação e Doutor em Comunicação pela PUC-RS. Professor do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão, São Luís, Brasil. É autor do livro Rádios comunitárias no Maranhão: história, avanços e contradições na luta pela democratização da comunicação(EDUFMA, 2011).

 

Publicado

19-03-2021

Como Citar

MOURA, F. de A.; ARAÚJO, E. W. F. Práticas comunicativas, mídias e tecnologias: estudos cruzados entre Brasil e Angola. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 44, n. 1, 2021. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3420. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos