Welcome to America!

Mad Men, medios de comunicación, masculinidades y el imaginario

Autores/as

  • Benjamin Vanderlei dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Jesana Batista Pereira Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024108pt

Palabras clave:

mad men, masculinidades, consumo de massas, publicidade, imaginário.

Resumen

Este trabajo tiene como objetivo analizar cómo la narrativa de Mad Men se compromete con el imaginario del americanismo, basado en el mito del self-made man y el american way of life. El objeto de estudio fue la serie de televisión Mad Men, interpretada a través de la mitocrítica de Gilbert Durand en diálogo con los presupuestos teóricos de Edgar Morin. Los resultados indican un bucle de retroalimentación del imaginario conservador en pos de una época dorada marcada por la misoginia, la dominación masculina y el consumo masivo.

Biografía del autor/a

Benjamin Vanderlei dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui graduação em Psicologia e Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL.. É documentarista e pesquisador nas áreas do Imaginário, Imaginário Social, Cinema e TV, Masculinidades, Paternidade e Políticas Públicas.

Jesana Batista Pereira, Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL

Bacharelado em Ciências Sociais Habilitação Antropologia pela Universidade de Brasília (1988), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1996), Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia (2018). Professora PPG Pleno I do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL). Integrante do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas - SOTEPP/UNIT/AL. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Narradores - UNIT/AL. Membro do Grupo de Pesquisa Nordestanças/ UFAL. Editora-Executiva da Revista Interfaces Científicas- Humanas e Sociais do Grupo Tiradentes. Ministra as Disciplinas Realidade Brasileira e Regional e Cultura Brasileira no Curso de Graduação em Jornalismo da UNIT/AL. Possui Regime de Trabalho Integral (DE). Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia, com ênfase em Antropologia do Simbolismo e Imaginário, atuando principalmente nos seguintes temas: Mulher, Gênero, Sexualidades, Feminismos; Cinema; Literatura; Antropologia do Patrimônio (Patrimônio Imaterial e Bens culturais intangíveis); Sociedade e Cultura no Brasil; Cultura e Narrativas.

Publicado

12-08-2024

Cómo citar

VANDERLEI DOS SANTOS, B.; BATISTA PEREIRA, J. Welcome to America! Mad Men, medios de comunicación, masculinidades y el imaginario. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024108, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024108pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3922. Acesso em: 6 oct. 2024.

Número

Sección

Artigos