Welcome to America! Mad Men, mídia, masculinidades e o imaginário americano

Autores

  • Benjamin Vanderlei dos Santos Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
  • Jesana Batista Pereira Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024108pt

Palavras-chave:

mad men, masculinidades, consumo de massas, publicidade, imaginário.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar como a narrativa de Mad Men está comprometida com o imaginário do americanismo que tem por base o mito do self-made man e do american way of life. O objeto de estudo foi o seriado Mad Men, o qual foi interpretado a partir da mitocrítica de Gilbert Durand em diálogo com os pressupostos teóricos de Edgar Morin. Os resultados apontam para uma retroalimentação do imaginário conservador, numa busca por uma era de ouro marcada pela misoginia, dominação masculina e consumo de massas.

Biografia do Autor

Benjamin Vanderlei dos Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Doutorando em Psicologia no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), possui graduação em Psicologia e Mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL.. É documentarista e pesquisador nas áreas do Imaginário, Imaginário Social, Cinema e TV, Masculinidades, Paternidade e Políticas Públicas.

Jesana Batista Pereira, Centro Universitário Tiradentes - Unit/AL

Bacharelado em Ciências Sociais Habilitação Antropologia pela Universidade de Brasília (1988), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (1996), Doutorado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007) e Pós-Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo (PPGNEIM) da Universidade Federal da Bahia (2018). Professora PPG Pleno I do Centro Universitário Tiradentes (UNIT/AL). Integrante do Programa de Pós-Graduação em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas - SOTEPP/UNIT/AL. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Narradores - UNIT/AL. Membro do Grupo de Pesquisa Nordestanças/ UFAL. Editora-Executiva da Revista Interfaces Científicas- Humanas e Sociais do Grupo Tiradentes. Ministra as Disciplinas Realidade Brasileira e Regional e Cultura Brasileira no Curso de Graduação em Jornalismo da UNIT/AL. Possui Regime de Trabalho Integral (DE). Tem experiência na área de Antropologia e Sociologia, com ênfase em Antropologia do Simbolismo e Imaginário, atuando principalmente nos seguintes temas: Mulher, Gênero, Sexualidades, Feminismos; Cinema; Literatura; Antropologia do Patrimônio (Patrimônio Imaterial e Bens culturais intangíveis); Sociedade e Cultura no Brasil; Cultura e Narrativas.

Publicado

12-08-2024

Como Citar

VANDERLEI DOS SANTOS, B.; BATISTA PEREIRA, J. Welcome to America! Mad Men, mídia, masculinidades e o imaginário americano. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024108, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024108pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3922. Acesso em: 1 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos