Bolsonaro se rió y yo también

el sarcasmo como retórica vinculante en conversaciones on-line sobre recortes en educación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442022124pt

Palabras clave:

Conversaciones en línea, Deliberación, Retórica, Sarcasmo, Redes sociales digitales

Resumen

Basado en la teoría deliberativa y partiendo de los conceptos de retórica de vínculo y retórica de conciliación (Dryzek, 2010), este artículo tiene como objetivo investigar de qué forma el sarcasmo ha sido instrumento de conversaciones en línea en el Facebook y YouTube sobre cortes en el presupuestos de la Educación promovidas en 2019 por el Ministerio de la Educación (MEC). En ellos, el sarcasmo fue el recurso argumentativo más utilizado con frecuencia relacionado al insulto, contribuyendo para una fuerte discusión. Las opiniones sarcásticas presentan bajos índices de justificación, son en la gran mayoría simples declaraciones y, muchas veces tienen un objetivo genérico o específico, generando un efecto de oposición y conflicto, y creando vínculo con individuos que comprenden el sentido del mensaje que concuerdan con el interlocutor.

Biografía del autor/a

Carla Candida Rizzotto, Universidade Federal do Paraná. Curitiba - PR, Brasil

Doutora em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná. Professora e pesquisadora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação e Participação Política (Compa).

Luciane Leopoldo Belin, Universidade Federal do Paraná. Curitiba - PR, Brasil

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com período sanduíche na Universidad Nacional de Cuyo (UNCUYO), na Argentina. Mestre em Comunicação pela UFPR e pesquisadora do grupo de pesquisa Comunicação e Participação Política (Compa).

Nilton César Monastier Kleina, Universidade Federal do Paraná. Curitiba - PR, Brasil

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor substituto em Comunicação Institucional do Setor de Educação Profi ssional e Técnica (SEPT) da UFPR. Mestre em Comunicação pela UFPR e pesquisador do grupo de pesquisa Comunicação e Participação Política (Compa).

Camilla de Azevedo Pinheiro Hoshino, Universidade Federal do Paraná. Curitiba - PR, Brasil

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e jornalista. Pesquisadora do grupo de pesquisa Comunicação e Participação Política (Compa).

Vitor Adriano Liebel, Universidade Federal do Paraná. Curitiba - PR, Brasil

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Graduado em Letras Português- Inglês pela UFPR e pesquisador do grupo de pesquisa Comunicação e Participação Política (Compa).

Publicado

05-12-2022

Cómo citar

RIZZOTTO, C. C.; BELIN, L. L.; KLEINA, N. C. M.; HOSHINO, C. de A. P.; LIEBEL, V. A. Bolsonaro se rió y yo también: el sarcasmo como retórica vinculante en conversaciones on-line sobre recortes en educación. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 45, p. e2022124, 2022. DOI: 10.1590/1809-58442022124pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3925. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos