Divulgación científica para la prensa

el modelo híbrido de los textos de la Agencia Bori basado en cinco cuestiones clave

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-584420222120pt

Palabras clave:

Periodismo científico, Divulgación científica, Modelo textual, Periodismo, Percepción social de la ciencia

Resumen

Nueve en cada diez brasileños no saben decir el nombre de una institución que produzca investigaciones en el país o, de igual manera, nombrar a un científico brasileño (CGEE, 2019) – lo que revela la necesidad de estrategias para conectar la prensa a la ciencia en Brasil. La Agencia Bori actúa para revertir esta invisibilidad con iniciativas de divulgación de los estudios científicos brasileños para periodistas de todo el país, produciendo contenidos explicativos por medio de un modelo textual híbrido, que se queda entre un comunicado de prensa y un texto informativo y se apropia así de elementos de asesoría de prensa y del periodismo. En este artículo presentamos la construcción del modelo híbrido de texto de divulgación científica de la Agencia Bori basado en cinco cuestiones clave: ¿Cuál es el principal resultado de la investigación? ¿Cómo se llevó a cabo la investigación científica? ¿Cómo los resultados cambian la vida de las personas? ¿Cómo los resultados cambian lo que ya se sabía en el área del
conocimiento? ¿Qué ocurre ahora ante los resultados/conclusiones? Experiencias preliminares de
verificación de la repercusión de los estudios divulgados para la prensa muestran que el modelo tiene
buena aceptación en el medio periodístico.

Biografía del autor/a

Sabine Righetti, Universidade Estadual de Campinas. Campinas – SP, Brasil

Pesquisadora do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp) nas áreas de cultura científica e percepção pública da ciência. Jornalista, doutora em política científica e tecnológica pela Unicamp com passagens pela Universidade de Michigan e Stanford. É professora da Especialização em Jornalismo Científico e do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural do Labjor-Unicamp, onde coordena o Grupo de pesquisa “#TemCiêncianoBR: produção científica brasileira e sua disseminação”. É co-fundadora da Agência Bori.

Natália Martins Flores, Agência Bori. Campinas – SP, Brasil

Jornalista, gerente de conteúdo da Agência Bori, doutora em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem pós-doutorado na área de Comunicação, nas linhas de pesquisa de Estratégias Comunicacionais (UFSM) e Comunicação de Ciência e Divulgação Científica (Unicamp). Ela tem experiência com análise de discurso e de linguagem, tendo realizado estágio doutoral na Université Sorbonne IV, em Paris. Ela colabora com o grupo de pesquisa “#TemCiêncianoBR: produção científica brasileira e sua disseminação” (Labjor-Unicamp).

Fernanda Quaglio de Andrade, Universidade Estadual de Campinas. Campinas – SP, Brasil

Graduanda em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente, é pesquisadora de iniciação científica na área de Jornalismo Científico, no Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp), com bolsa fomentada pelo Instituto Serrapilheira. Estuda a cultura científica e a percepção pública da ciência nacional “#TemCiêncianoBR: produção científica brasileira e sua disseminação”.

Ana Paula Morales, Universidade Estadual de Campinas. Campinas – SP, Brasil

Pesquisadora, jornalista e co-fundadora da Agência Bori. Biomédica com mestrado em Farmacologia, ambos pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tem especialização em Jornalismo Científico pelo Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor-Unicamp), onde é pesquisadora associada. Faz pesquisas na área de percepção pública e comunicação social da ciência. Foi editora-executiva da revista Ciência & Cultura (2017-2021), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Faz doutorado em Política Científi ca e Tecnológica no DPCT-Unicamp.

Publicado

05-12-2022

Cómo citar

RIGHETTI, S.; FLORES, N. M.; ANDRADE, F. Q. de; MORALES, A. P. Divulgación científica para la prensa: el modelo híbrido de los textos de la Agencia Bori basado en cinco cuestiones clave. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 45, p. e2022120, 2022. DOI: 10.1590/1809-584420222120pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4287. Acesso em: 4 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos