Narrarse y “puesta en común”

historia de vida y comunicación de proximidad

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023134pt

Palabras clave:

Historia de vida, Comunicación de proximidad, Intersubjetividad, Sujetos sin hogar, Casco Antiguo de Salvador

Resumen

El artículo refleja el método Historias de vida, desde la perspectiva de la comunicación de proximidad, desarrollado como profundización teórico-metodológica en la tesis “Proximidad y confesiones: experiencias sin hogar y la construcción de sí. Historias de vida y resistencia en el Casco Antiguo de Salvador, Bahía”. En la confluencia de estos dispositivos metodológicos paradójicos se destacaron los aspectos del “encuentro de mundos” y de “la verdad del otro”, lo que permitió evaluar el peso atribuido a la sensibilidad, al respeto por el otro, y también a la justa medida de situarse, valorando las situaciones dialógicas entre narradores e investigador, involucrados en la investigación cualitativa.

Biografía del autor/a

Patricia Carla Smith Galvão, Universidade Federal da Bahia. Salvador – BA, Brasil

Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia, com estágio doutoral pela Universidade da Beira Interior, Portugal. É analista universitária da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Coordenadora do Núcleo de produção científica do Centro de Pesquisa em Educação e Desenvolvimento Regional da UNEB e membro do Grupo de Pesquisa LOGOS - Comunicação Estratégica, Marca e Cultura (UFBA). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Cultura e Identidade; Cotidiano, cultura e sociabilidades; Comunicação comunitária e de proximidade.

Adriano de Oliveira Sampaio, Universidade Federal da Bahia. Salvador – BA, Brasil

Professor Associado da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura). Doutor e mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA), com estágio doutoral pela Universidade de Paris III – Sorbonne Nouvelle (2007). Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: comunicação pública, análise do discurso, marca lugar, teoria e pesquisa em políticas de comunicação, cultura e direitos humanos. É líder do Grupo de Pesquisa LOGOS - Comunicação Estratégica, Marca e Cultura (UFBA), certificado pelo CNPQ em 2014.

Paulo Serra, Universidade da Beira Interior. Covilhã, Portugal

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade da Beira Interior. Nesta Universidade, é professor catedrático no Departamento de Comunicação, Filosofia e Política, investigador na unidade de I&D Labcom – Comunicação e Artes e vice-reitor. A nível internacional, faz parte da Direção da Assibercom. É autor dos livros A informação como utopia (1998), Informação e sentido: o estatuto epistemológico da informação (2003) e Manual de teoria da Comunicação (2008), co-autor do livro Informação e persuasão na web (2009), organizador do livro Retórica e política (2015) e coorganizador de múltiplos livros, o último dos quais Televisão e novos meios: da produção aos públicos (2021). 

Publicado

15-12-2023

Cómo citar

GALVÃO, P. C. S. .; SAMPAIO, A. de O. .; SERRA, P. Narrarse y “puesta en común”: historia de vida y comunicación de proximidad. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023134, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023134pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4452. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos