Identificação e mapeamento de públicos em Relações Públicas e Personas: uma união metodológica possível?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024125pt

Palabras clave:

Metodologia, Públicos, Personas, Relações Públicas

Resumen

Este artículo tiene como objetivo evaluar la posibilidad de unir las perspectivas metodológicas de construcción de personas e identificación y mapeo de audiencias en relaciones públicas. La investigación bibliográfica exploratoria-descriptiva abarco publicaciones nacionales e internacionales. El abordaje teórico relacionado com las audiencias trae autores que estudian el objeto, escriben sobre el concepto y la actividad. El enfoque en personas trae algunos de los autores más reconocidos en este tema. Consideró la calidad de la descripción de los procesos metodológicos de las referencias encontradas entre 2002 y 2020, en bases de datos como el portal de revistas CAPES y Google Scholar. El artículo concluye que la metodología de personas agrega valor a la actividad de identificación y mapeo de audiencias, ya que mejora y brinda mayor confiabilidad al proceso en términos de técnicas de recolección, análisis y presentación de datos.

Biografía del autor/a

Marina Rodrigues Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Professora do Curso de Graduação em Relações Públicas na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Doutora em Comunicação e Mestra em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tutora Adjunta de Comunicação no curso de extensão CAPAGIIC-Saúde: Curso de Aperfeiçoamento em Gestão, Informação, Inovação e Conhecimento em Saúde (UFRGS). Atuou como Professora substituta do Curso de Relações Públicas na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação da UFRGS entre os anos de 2019 e 2021. Pós-graduada em Marketing Digital, pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM-Sul) e Bacharel em Comunicação Social - Habilitação em Relações Públicas, pela UNISINOS. Atualmente, desenvolve pesquisa relacionada a dados abertos de pesquisa em ecologia, metodologia de construção de personas e processo de identificação, mapeamento e classificação de públicos estratégicos para organizações, produtos e serviços, com foco em Relações Públicas.

Publicado

29-12-2024

Cómo citar

RODRIGUES MARTINS, M.; ANDREA DE SOUZA VANZ, S. . Identificação e mapeamento de públicos em Relações Públicas e Personas: uma união metodológica possível?. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024125, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024125pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4562. Acesso em: 4 mar. 2025.

Número

Sección

Artigos