Pedagogia do jornalismo
Saberes necessários à prática docente
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442024116ptPalabras clave:
pedagogia do jornalismo, jornalista docente, saberes docentes, professor de jornalismoResumen
Este artigo tem base na dissertação de mestrado “Profissão: Professor de jornalismo - Os saberes necessários para a prática docente”. Entender quem são os jornalistas que tornaram-se professores, que caminho percorreram e como se prepararam para a missão pedagógica foi o que motivou a pesquisa, que utilizou os saberes docentes descritos por Tardif (2012) e Freire (2009 ). A metodologia foi histórias de vida, com entrevistas. Quatro professores de dois cursos de jornalismo contaram sua trajetória de vida e profissional. As respostas, depois de analisadas, foram divididas em categorias criadas pelos pesquisadores com base nas já existentes e descritas pelos autores referência. Como conclusões corroboramos que os saberes docentes se originam na prática e são adquiridos com o tempo na vivência e troca com os alunos, porém esse saber experiencial ainda é o único que rege docentes no ensino superior por não haver uma formação pedagógica para a docência universitária na maioria dos cursos de bacharelado brasileiros. Enquanto se constrói uma pedagogia do jornalismo, a pesquisa apontou que os saberes necessários para ser um jornalista docente são: ser jornalista graduado, querer ser professor, ter passado por uma pós-graduação, ter o mínimo de conhecimento do mercado de trabalho do jornalismo, estar sempre atualizado, compreender que a docência se aprende sendo docente, estar apto ao diálogo constante com os alunos, visualizar que a prática profissional do jornalismo - por si só - não o torna professor, entender que a docência é uma especificidade humana, participar de formação continuada, compreender a responsabilidade pela formação de novos jornalistas.
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