Pedagogia do jornalismo

Saberes necessários à prática docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442024116pt

Palavras-chave:

pedagogia do jornalismo, jornalista docente, saberes docentes, professor de jornalismo

Resumo

Este artigo tem base na dissertação de mestrado “Profissão: Professor de jornalismo - Os saberes necessários para a prática docente”. Entender quem são os jornalistas que tornaram-se professores, que caminho percorreram e como se prepararam para a missão pedagógica foi o que motivou a pesquisa, que utilizou os saberes docentes descritos por Tardif (2012) e Freire (2009 ). A metodologia foi histórias de vida, com entrevistas. Quatro professores de dois cursos de jornalismo contaram sua trajetória de vida e profissional. As respostas, depois de analisadas, foram divididas em categorias criadas pelos pesquisadores com base nas já existentes e descritas pelos autores referência. Como conclusões corroboramos que os saberes docentes se originam na prática e são adquiridos com o tempo na vivência e troca com os alunos, porém esse saber experiencial ainda é o único que rege docentes no ensino superior por não haver uma formação pedagógica para a docência universitária na maioria dos cursos de bacharelado brasileiros. Enquanto se constrói uma pedagogia do jornalismo, a pesquisa apontou que os saberes necessários para ser um jornalista docente são: ser jornalista graduado, querer ser professor, ter passado por uma pós-graduação, ter o mínimo de conhecimento do mercado de trabalho do jornalismo, estar sempre atualizado, compreender que a docência se aprende sendo docente, estar apto ao diálogo constante com os alunos, visualizar que a prática profissional do jornalismo - por si só - não o torna professor, entender que a docência é uma especificidade humana, participar de formação continuada, compreender a responsabilidade pela formação de novos jornalistas.

Biografia do Autor

Ivo Dickmann, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, Programa de Pós-Graduação em Educação. Chapecó, SC - Brasil

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) e professor-pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (Mestrado e Doutorado) da Unochapecó. Pós-doutor em Educação (Uninove). Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Bacharel em Filosofia e Licenciado em Pedagogia. Principal foco de atuação e pesquisa: Pensamento de Paulo Freire, Ecopedagogia, Formação Docente em Saúde. Líder grupo de pesquisa interinstitucional Palavração - Grupo de Pesquisa em Educação e Ecopedagogia, cadastrado no CNPq.

Fabiana Elora do Nascimento, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó, Programa de Pós-Graduação em Educação. Chapecó, SC - Brasil

Mestra em Educação pela Unochapecó. Possui graduação em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Universidade do Vale do Itajaí (2000). Tem 20 anos de experiência na área de telejornalismo.

Publicado

06-11-2024

Como Citar

DICKMANN, I.; NASCIMENTO, F. E. do. Pedagogia do jornalismo: Saberes necessários à prática docente . Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 47, p. e2024116, 2024. DOI: 10.1590/1809-58442024116pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4630. Acesso em: 4 mar. 2025.

Edição

Seção

Arena