Saúde Mental em Tempos de Pandemia
um Programa de Comunicação Interna de Atenção à Saúde do Servidor da Universidade Federal de Goiás
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442024103ptPalavras-chave:
Covid-19. Saúde mental. Comunicação. Educação. Setor públicoResumo
Em conjunto com as ações emergenciais de saúde pública para controlar a pandemia do novo coronavírus, há vários esforços para reduzir o impacto negativo na saúde mental dos trabalhadores. O objetivo da pesquisa é compreender se existe uma relação de impacto entre a pandemia de Covid-19 e a saúde mental dos servidores da Universidade Federal de Goiás. Por meio do estudo de caso, foi realizada uma análise descritiva, distribuição de frequência e análise de correspondência a partir do sistema Sphinx®, para as variáveis com as mesmas categorias de respostas de dados secundários, oriundos de uma pesquisa institucional realizada pela UFG. O estudo mostra que há uma relação de impacto entre a pandemia de Covid-19 e a saúde mental dos servidores, além disso, o regime de trabalho, que inseriu a maior parte dos servidores em trabalho remoto, foi um catalisador de transtornos mentais como ansiedade, depressão e outros. A comunicação se apresenta como uma problemática e alguns grupos de servidores sentiram o impacto em maior nível como os idosos, os profissionais que possuem filhos, em especial, os indivíduos do gênero feminino, e os terceirizados. Por fim, apresenta-se um programa de comunicação interna de atenção à saúde do servidor da UFG.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 BEATRIZ CARVALHO BARRETO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.