Práticas de consumo cultural dos visitantes do Museu Nacional/UFRJ em mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442023125ptPalavras-chave:
Consumo cultural, Museus, Plataformas de redes sociais, Classes populares, BrasilResumo
Este artigo tem como objetivo compreender representações das experiências de consumo cultural realizadas através de postagem de imagens em mídias sociais por indivíduos de classes populares que realizaram uma visita ao Museu Nacional/UFRJ, no Rio de Janeiro. O estudo foi realizado por meio de pesquisa de inspiração etnográfica, que compreendeu as etapas de observação participante nas exposições, entrevistas com os visitantes e observação digital de suas publicações em mídias sociais. Entre os resultados alcançados, é possível destacar que as publicações realizadas nas mídias sociais refletem, em grande parte, práticas e valores já existentes antes do surgimento da chamada “vida digital”, como a importância do parentesco e dos laços de amizade nas relações cotidianas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Fernanda Cristina Cardoso Guedes, Carla Fernanda Pereira Barros
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.