Garoto Bombril e Hamlet:

o ensino de publicidade pela ficção literária

Autores

  • João Anzanello Carrascoza Escola Superior de Propaganda e Marketing, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Práticas do Consumo. São Paulo-SP. Brasil. https://orcid.org/0000-0003-0279-2120

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442025106pt

Palavras-chave:

Ensino. Publicidade. Literatura. Retextualização. Metodologia.

Resumo

A publicidade, uma das primeiras e das mais relevantes retóricas do consumo, vem passando por transformações viscerais em seu modus operandi, em função, entre outros fatores, da utilização de algoritmos e da inteligência artificial generativa. O mesmo ocorre no plano de seus enquadramentos comunicacionais, atendendo a pressão social com a inclusão de pautas e representações antes silenciadas. Face a esse contexto, como ensinar especialmente criação publicitária? O presente artigo relata uma experiência metodológica aplicada em sala de aula em cursos de publicidade e propaganda e demonstra que o investimento na literatura gera não só uma forma de ensino mais atraente como aprofunda a dimensão humana nos estudantes.    

Publicado

06-08-2025

Como Citar

ANZANELLO CARRASCOZA, J. Garoto Bombril e Hamlet: : o ensino de publicidade pela ficção literária. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 48, p. e2025106, 2025. DOI: 10.1590/1809-58442025106pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4748. Acesso em: 13 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos