Sons que não couberam na tecnologia
(sobre as artesanias decoloniais da escuta)
DOI:
https://doi.org/10.1590/1809-58442025104ptPalavras-chave:
Escuta. Performance Studies. Experiência. Decolonialidade. Fabulação.Resumo
Este ensaio debate algumas questões-problema dos estudos sobre escuta na Comunicação, com especial enfoque para as relações com os campos da Estética e dos Performance Studies. Reconhecendo a trajetória e as transformações do conceito de escuta, apontamos três eixos sobre os quais as relações entre escuta e comunicação se ancoram: o debate sobre performance; a própria noção de experiência; e as artesanias da escuta como fabulação crítica e inventiva de futuros e existências possíveis. Apontamos, ao final, para a potência dos estudos que enfocam as oraturas, oralituras e escutas como condições de possibilidade de apreensão daquilo que escapa ao discurso.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Jorge Cunha Cardoso Filho, Thiago Soares

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.