LOS SARAOS EN EL MOVIMENTO CULTURAL ERMELINO MATARAZZO: SEMIOSIS, ACTIVISMO Y MEDIOS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442025107pt

Palabras clave:

Soirée, Culture, Peripheries, Media

Resumen

Este artículo analiza los saraos organizadas por el Movimiento Cultural Ermelino Matarazzo. El estudio aborda dos frentes productivos: a) las transmisiones mediáticas de los saraos y b) los códigos de una cultura activista articulada en estos encuentros. Utilizando el método cartográfico, basado en teorías de la diferencia, trazamos el paisaje comunicacional de los saraos y lo colectivo como un espacio resultante de una ocupación cultural. En otro frente, la Semiótica de la Cultura permite comprender los saraos del colectivo como un tejido de significados, afectos y procesos heterogéneos, que se articulan frente a las desigualdades sociales en la ciudad de São Paulo.

Biografía del autor/a

Nilton Faria de Carvalho, Universidade de São Paulo

Pós-doutorando na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), cuja pesquisa trabalha com cartografias de práticas midiáticas alternativas,conduzidas por coletivos sociais periféricos - sob supervisão da Profa. Dra. Irene de AraujoMachado. Doutor em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação daUniversidade Metodista de São Paulo. Mestre em Comunicação pela Universidade Municipalde São Caetano do Sul (USCS) e graduado em Jornalismo pela mesma instituição. Foirepórter de web TV, cobrindo Cidades, Política e Cultura. Trabalhou em editora comojornalista, produzindo conteúdo para jornal e revista (ambas as publicações com enfoqueregional). Além disso, possui experiência em agências de comunicação e conteúdo. Foiresponsável pelo setor de Comunicação do Serviço de Acolhida e Orientação paraRefugiados da Caritas São Paulo, projeto do terceiro setor voltado a direitos humanos,refúgio, migração (parceiro da Agência da ONU para Refugiados). Membro do grupo depesquisa Mídia, Arte e Cultura, suas pesquisas recentes lidaram com conceitos de memória,teorias da diferença, semiótica, epistemologias do Sul, música popular, cultura midiática ecartografias. Foi professor substituto (2021-2023) no curso de Jornalismo - Faculdade deComunicação e Artes da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Irene de Araújo Machado, Universidade de São Paulo - USP

Bolsista Produtividade CNPq-PQ-1C.Livre Docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo ( 2011). Doutora em Letras pelo Departamento de Teoria Literária e Literatura Comparada da FFLCH-USP (1993), Bacharel em Letras, FFLCH-USP (1977). Realizou seu Mestrado no PEPG em Comunicação e Semiótica na PUC-SP (1985). Atualmente é Professora Associada da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. É Coordenadora do PPG Estética e História da Arte da USP. Como Pesquisadora PQ-CNPq desenvolve pesquisas no campo da Semiótica da Cultura. Atualmente está finalizando o projeto "Tradução Intercultural: Imprevisibilidades do Cinema Negro" (2021-2025), É Líder do Grupo de Pesquisa Estesias Semióticas: Black Studies nas Artes e na Comunicação. Foi Presidente da Comissão de Pesquisa da ECA-USP (2018-2023) e Coordenadora do PPG Meios e Processos Audiovisuais (2017-2019), Desenvolveu trabalho de Editoria Científica das revistas "Significação. Revista de Cultura Audiovisual" (PPG Meios e Processos Audiovisuais, USP de 2012 a 2020). Coordenou o GT Comunicação e Experiência Estética da COMPÓS (2020-2023). Foi professora do PPGCOM-USP de 2007 a 2012; do PEPG em Comunicação e Semiótica da PUC-SP de 1998 a 2005, onde ministrou disciplinas e orientou teses de doutorado e dissertações de mestrado na área de semiótica da cultura. Coordenou o NP Semiótica da Comunicação da Intercom (2000-2008). Criou o Projeto Editorial de "Galáxia: Revista Transdiciplinar de Comunicação, Semiótica, Cultura" e foi Editora Científica dos sete primeiros números (2001-2004). Participou do projeto de criação de MATRIZes. Revista do Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da USP (www.usp.br/matrizes), onde exerceu a atividade de Editora Científica dos três primeiros números (2007-2009). Integrou a Comissão Editorial da Revista E-Compós (2013-2016). Fundou a Associação de Estudos Semióticos (ABES) em 2001, sendo sua presidente até 2003. Publicou, dentre outros, Vieses da comunicação: Explorações segundo McLuhan (2014); O filme que Saussure não viu: pensamento semiótico de Roman Jakobson (2007); Escola de Semiótica: a experiência de Tartu-Moscou sobre os sistemas da cultura (2004). Coordenou e publicou a primeira tradução do livro Mecanismos Imprevisíveis da Cultura, de Iúri Lotman. (Edição em português, Editora HUCITEC, 2022)

Publicado

06-08-2025

Cómo citar

FARIA DE CARVALHO, N.; DE ARAÚJO MACHADO, I. . LOS SARAOS EN EL MOVIMENTO CULTURAL ERMELINO MATARAZZO: SEMIOSIS, ACTIVISMO Y MEDIOS. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 48, p. e2025107, 2025. DOI: 10.1590/1809-58442025107pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4871. Acesso em: 13 sep. 2025.

Número

Sección

Artigos