Relaciones Públicas e influencers

dependencia, simulación de espontaneidad y la Guía de Publicidad Conar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442023141pt

Palabras clave:

Relaciones públicas, Comunicación, Influencia, Ética profesional, Opinión pública

Resumen

Este artículo aborda la responsabilidad profesional en la actividad de las relaciones públicas en el desarrollo de estrategias de comunicación que involucran la relación con influencers. Comparte parte de los resultados de la investigación empírica Grounded Theory (PARAVENTI, 2020) sobre ética en las relaciones públicas y los compara con los lineamientos de la Guía Conar de Publicidad de Influencers (CONAR, 2021). Observa la necesidad de ampliar la discusión profesional y académica sobre los efectos de la influencia patrocinada y conflictiva en la esfera pública

Biografía del autor/a

Ágatha Eugênio Franco de Camargo Paraventi, Faculdade Cásper Líbero. São Paulo – SP, Brasil

Doutora e mestre em Ciências da Comunicação, especialista em Gestão Estratégica de Comunicação Organizacional e Relações Públicas pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Graduada em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Professora no curso de graduação e pós-graduação da Faculdade Cásper Líbero e dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas na ECA-USP e MBA Aberje. Pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (CECORP) da ECA-USP. Conselheira Fiscal na Federação Brasileira das Associações Científi cas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM) (2022- 2024).

Luiz Alberto de Farias, Universidade de São Paulo. São Paulo – SP, Brasil

Livre-docente em Opinião Pública na ECA-USP. Pós-doutorado em Comunicação e Publicidade pela Universidade de Málaga. Doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade de São Paulo. Mestre, especialista e bacharel em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero. Graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente é professor associado da ECA-USP e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP. Professor titular do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Metodista de São Paulo. Ex-diretor da Intercom, ex-presidente e conselheiro da Abrapcorp. Autor e co-autor de diversas obras, dentre elas Opiniões voláteis; Opinião pública, comunicação e organizações; e Relações públicas Estratégicas

Publicado

07-12-2023

Cómo citar

PARAVENTI, Ágatha E. F. de C.; DE FARIAS, L. A. Relaciones Públicas e influencers: dependencia, simulación de espontaneidad y la Guía de Publicidad Conar. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 46, p. e2023141, 2023. DOI: 10.1590/1809-58442023141pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/4151. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos