Inteligência Artificial no trabalho acadêmico: usar ou não usar?

Compreensões sobre limitações e potências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/1809-58442025115pt

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Letramento digital, Ferramentas de pesquisa

Resumo

A obra de Sampaio, Sabbatini e Limongi aponta os efeitos da Inteligência Artificial generativa na pesquisa acadêmica e pretende ser um pontapé inicial para se pensar diretrizes sobre o tema. A partir do entendimento de que os pesquisadores devem compreender o funcionamento dessa tecnologia para utilizá-la de maneira crítica, ética e efetiva, o livro sugere recomendações sobre formas práticas de se utilizar as ferramentas, sem perder de vista as precauções necessárias. A resenha enfatiza os seguintes pontos tratados no guia: i) as controvérsias sobre a visão mitológica da IA; ii) os vieses ocidentalizados da IA; iii) a inevitabilidade do trabalho human in the loop; iv) a necessidade do letramento de pesquisadores; v) a questão da soberania nacional; vi) a exposição da declaração do uso de IAG nos trabalhos; e vii) os benefícios e o potencial de inovação da IA na produção científica.

Biografia do Autor

Bruna Silveira de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG 

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Publicado

06-08-2025

Como Citar

SILVEIRA DE OLIVEIRA, B. Inteligência Artificial no trabalho acadêmico: usar ou não usar? : Compreensões sobre limitações e potências. Intercom - Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 48, p. e2025115, 2025. DOI: 10.1590/1809-58442025115pt. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/5016. Acesso em: 13 set. 2025.

Edição

Seção

Resenhas de Livros