Experiências inovadoras no fotojornalismo contemporâneo: o caso Innovative Storytelling do World Press Photo Digital Storytelling Contest

Autores

Palavras-chave:

Inovação, Fotojornalismo, Narrativas, Multimídia.

Resumo

Mudanças nas dinâmicas de produção, circulação e consumo de conteúdo fotojornalístico apontam para uma significativa transição de status da atividade, muito além da incorporação de novas tecnologias. O presente artigo tem por objetivo identificar que características inovadoras podem ser mapeadas nas dinâmicas contemporâneas de criação desse conteúdo visual. Para isso, optou-se por desenvolver nesta pesquisa um estudo de caso que analisou, por meio da observação de características diretamente conectadas às dimensões da inovação e do fotojornalismo (uso de tecnologias, mudanças no perfil profissional e processo narrativos adotados), os trabalhos vencedores do Prêmio World Press Photo Digital Storytelling Contest na categoria Innovative Storytelling  (anos 2016, 2017 e 2018).   

Biografia do Autor

João Guilherme de Melo Peixoto, Universidade Católica de Pernambuco

Pós-doutor em Comunicação pelo Center for Internet Studies and Digital Life (School of Comunication - Universidad de Navarra, Pamplona, Espanha). Doutor e mestre em comunicação social pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação Social - Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM UFPE). Professor no Mestrado em Indústrias Criativas na Universidade Católica de Pernambuco e dos cursos de Fotografia e Jornalismo (Recife, Pernambuco, Brasil). Pesquisa temas relativos às transformações nas cadeias de produção, circulação e consumo do fotojornalismo. É servidor público no Tribunal de Justiça de Pernambuco, onde atua como coordenador de planejamento em comunicação institucional na Assessoria de Comunicação Social. 

Publicado

07-09-2020

Como Citar

DE MELO PEIXOTO, J. G. Experiências inovadoras no fotojornalismo contemporâneo: o caso Innovative Storytelling do World Press Photo Digital Storytelling Contest. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 43, n. 2, 2020. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/3186. Acesso em: 26 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos