Narrativas e desenvolvimento de conteúdo imersivo: aplicação de sistemas bi e multissensoriais de realidade virtual no jornalismo

Autores

Palavras-chave:

Jornalismo, Realidade Virtual, Interfaces Digitais, Imersão, Presença

Resumo

Descreve-se um estudo aplicado sobre as possíveis utilizações da tecnologia da realidade virtual no consumo de conteúdo informativo, dentro da recente temática denominada de jornalismo imersivo. O trabalho baseia-se na necessidade das grandes redações de adequar os canais de entrega de seus produtos à situação de fragmentação das suas audiências tradicionais e de mudanças culturais já identificadas nos hábitos de consumo de mídia das novas gerações. O projeto, ainda em andamento, baseia-se em atualização teórica e desenvolvimento de um protótipo para experimentação e avaliação, via questionário, abordando seis áreas ligadas à usabilidade e aos conceitos fundamentais de imersão e presença. Entre os resultados já obtidos destacaram-se a propensão ao desconforto físico e a necessidade de interfaces mais intuitivas para enriquecer a experiência de utilização.

Biografia do Autor

Marcio Carneiro dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Bolsista de Produtividade DT-II do CNPq. Professor Permanente do Programa de Pós Graduação em Design da UFMA, da linha de pesquisa Design, Informação e Comunicação. Doutor pelo programa de Tecnologias da Inteligência e Design Digital (TIDD) da PUC-SP. Estágio de Pós Doutorado na UNB na linha de pesquisa Teorias e Tecnologias da Comunicação. Mestre em Comunicação pela Universidade Anhembi Morumbi - São Paulo. Especialista em Marketing pelo ISAN/FGV-Rio. Graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Maranhão na habilitação de Jornalismo. Professor Adjunto do Departamento de Comunicação Social da UFMA na área de Jornalismo em Redes Digitais. É coordenador do LABCOM - Laboratório de Convergência de Mídias do Curso de Comunicação Social da UFMA. Líder do grupo de pesquisa CNPq - Tecnologia e Narrativas Digitais - TECND. Tem trabalhos publicados nas áreas de Sistemas Inteligentes Aplicados ao Jornalismo, Narrativas em Ambientes Digitais, Jornalismo Imersivo, Design Science, Teoria de Redes, Análise de Redes Sociais e Filosofia da Tecnologia. Prêmio FAPEMA 2011 na categoria de Inovação Tecnológica. Participa do grupo de pesquisa ComTec - Comunicação e Tecnologia e da Rede JorTec - Jornalismo e Tecnologia. 

Publicado

02-12-2019

Como Citar

SANTOS, M. C. dos. Narrativas e desenvolvimento de conteúdo imersivo: aplicação de sistemas bi e multissensoriais de realidade virtual no jornalismo. Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, São Paulo, v. 42, n. 3, 2019. Disponível em: https://revistas.intercom.org.br/index.php/revistaintercom/article/view/2910. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos