Fascículos semanais de literatura popular: bem cultural no início do século XX
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v15i2.1295Keywords:
fascículo, folhetim, literatura de massa, mercado culturalAbstract
O fascículo-folhetim, fenômeno de literatura de massa universal, surgiu no Brasil em 1909. Seu estudo permanece inédito na Universidade brasileira onde Renato Ortiz considera incipiente a existência desse tipo de mercado antes de 1940. O artigo coloca em outros termos essa apreciação ao analisar as origens, os testemunhos de popularidade e as causas do sucesso comercial desse produto cultural. Conclui que o fascículo semanal foi mercado de massa expressivo no início do século XX, influenciando a cultura brasileira.Downloads
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.