Vídeo e Aquisição de Conhecimentos: Alguns Elementos de uma Metodologia de Pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.1590/rbcc.v17i2.855Keywords:
Mensagem Audiovisual, Tecnologia Educacional, Aluno TelespectadorAbstract
As novas tecnologias na educação reorientaram uma série de questionamentos que durante muito tempo balizaram as pesquisas sobre vídeo e aprendizagem. Assim, o então "aluno-receptor", como era compreendido à luz da Teoria da Informação, torna-se agora participante ativo na relação de aprendizagem. Esta, é vista como uma situação de comunicação mediatizada, na qual a interpretação da mensagem audiovisual é um passo dentro de um processo mais amplo de reconstrução do conhecimento. Da antiga problemática dos efeitos da mídia, passa-se para uma abordagem que supõe a reconstrução do sentido da mensagem pelo aluno-telespectador. O objetivo desta intervenção é de, a partir do detalhamento de uma metodologia de pesquisa, propor elementos para a discussão sobre os rumos da pesquisa no campo da multimidia e novas tecnologias em educação.Downloads
Issue
Section
License
Todo o conteúdo do periódico e os artigos publicados pelo Revista Intercom, exceto onde especificado de outra forma, estão licenciados sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY).
Autores de artigos publicados pelo periódico Revista Intercom mantêm os direitos autorais de seus trabalhos, licenciando-os sob a licença Creative Commons Attribution (CC-BY), que permite que os artigos sejam reutilizados e distribuídos sem restrição, desde que o trabalho original seja corretamente citado.